Pinturas |
UM FILME, NOSSA HISTÓRIA. Em uma cena antológica do filme Tiros em Columbine (filme de Michael
Moore premiado por academias das artes, mídia e público, 2003), jornalistas e a
polícia correm rapidamente, com enorme aparato, para atender uma denúncia de
violência numa esquina de Hollywood. Durante essa ocorrência, o protagonista perguntou
ao repórter, apontando o morro visto próximo dali, se ele conseguia enxergar o símbolo da cidade (ali
colocado em letras gigantes, “HOLLYWOOD”) e
se não gostaria de pautar e agir
contra a violência da poluição, tão claramente percebida: não conseguia ver as
letra garrafais do nome Hollywood, em tão curta distância, devido à sujeira na
atmosfera. Ao chefe do policiamento, ali presente, questionou se a violência
ampla e indiscriminada da poluição não seria caso de prisão. Policiais e
jornalistas desconversaram... Esta cena do documentário, gravado ao vivo, mostra
o contraste entre a preocupação da mídia e do aparato policial, acionados para
tratar de uma violência particular, um cidadão contra outro cidadão, e o
desinteresse da polícia e da mídia por um crime de dimensão muito maior contra
todos nós: a poluição. A exposição das telas do Projeto
A VALE, A VACA E A PENA, uma Provocação Artística, que discute a poluiçao aérea
no ES, acontece há 21 anos na mesma data. Até agora despertou interesse apenas
da Redetv-ES. A exposição, iniciada em 17 de março, encerra em 6
de junho. Restam apenas 15 dias. Aguardamos a sua visita. Histórico do nosso projeto pode ser visto clicando
aqui: http://www.galveas.com/a_vale_a_vaca_e_a_pena.htm ·
Ilustração deste E-mail: “ABRAÇO,
filhas do pintor” Domingos Sequeira (Lisboa, 1763 – Roma, 1836),pintor
português precursor do Impressionismo. Abraço, Kleber Galvêas, pintor.
|