Pinturas |
ARTE, COMÉRCIO E PRECONCEITO. Uma galeria de arte não é
simplesmente um estabelecimento comercial. Pelo menos aquela que recebe com
interesse qualquer visitante para mostrar o acervo e o faz sem nenhum
compromisso comercial. O que diferencia uma
galeria de arte pública de uma particular? Em galeria particular,
caso haja venda, fica-se com um percentual; na pública, confisca-se uma obra do
artista expositor independentemente de venda. A galeria particular se
mantém através das vendas que consegue promover e se esforça; a pública é
sustentada por todos nós através do governo e se acomoda. A galeria particular tem
estrutura mínima e luta tenazmente por espaço na mídia; a pública tem o suporte
do governo e uma incrível simpatia da mídia. Aqui no Espírito Santo, o
papel cultural das galerias torna-se ainda mais relevante pela ausência de
museus. Milhares de estudantes, anualmente, recorrem às galerias para visitas
didáticas e pesquisas. Educação Artística é matéria curricular de todas as
séries do Primeiro Grau, nas escolas públicas e particulares. Ao contrário de quase
todas as atividades culturais clássicas (música, teatro, cinema, literatura...)
a entrada numa galeria ou ateliê é sempre franca. A minha com 38 anos de
atividades já recebeu milhares de visitas: populares, universitários, colegas
artistas e até crianças da pré-escola, acompanhados de professores
inteligentes, que, cumprindo determinação curricular, deixam a sala de aula e
vão investigar a arte que se faz por aqui. Nesse caso, as galerias têm função
educativa mais pertinente do que museus. Se um bar, clube ou uma
empresa qualquer reservar parte do seu espaço comercial para eventos
artísticos, estará fazendo algo mais do que comércio, e, se o que acontece ali
merece o interesse público e não se cobra ingresso, deve ser propagado sem
preconceito. É estímulo formidável para a multiplicação desses espaços de
interesse social. O capixaba tem
compromisso histórico com a pintura: é depositário há quase 500 anos das telas
há mais tempo expostas ao público nas Américas: uma pintura portuguesa
contemporânea das obras de Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo, o retrato de N.S.
das Alegrias, no Convento da Penha; a pintura mais antiga feita no Brasil
conservada na igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida. A escola de copistas do
Colégio do Carmo, fundada pela Irmã Tereza foi, na primeira metade do século
passado, uma das melhores e mais produtivas do Brasil. A Escola de Belas Artes,
criada por Homero Massena, em 1951, foi a sétima do país. O Museu de Arte
Moderna, criado por Roberto Newman, em 1965, foi um dos primeiros no gênero no
Brasil. Talvez tanta história
justifique o interesse do capixaba por Arte. Poderíamos listar razões
históricas, filosóficas e até econômicas para valorizar a existência de uma
galeria em qualquer comunidade, mas acredito que o mais importante é constatar
que a Arte só acontece quando alguém aprecia a obra oferecida pelo artista.
Arte é o tipo de relação que se estabelece entre a obra criada pelo artista para
sensibilizar o observador. As galerias facilitam esse encontro. Kleber Galvêas, pintor. Tel. (27) 3244 7115 ateliegalveas@gmail.comwww.galveas.com junho, 2017 |